Corpo de Bombeiros RJ: edital até março de 2014

Autorização ainda está sendo aguardada

Enviado por: admin em: 10-12-2013 20:19:08 (710 leituras) Concursos Públicos Estaduais

Corpo de BombeirosQuem pretende conquistar uma vaga no Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) não poderá descuidar da preparação neste fim de ano. A ordem de especialistas na área é para que os futuros candidatos mantenham os estudos em dia e não percam o foco com as festividades natalinas e com o reveillon. Isso porque o comandante-geral da corporação, coronel Sérgio Simões, informou que pretende divulgar o edital do concurso para soldado e guarda-vidas até março. Embora o objetivo seja preencher 1.060 vagas (910 de soldado combatente e 150 para guarda-vidas), a princípio a corporação deverá receber o aval da Secretaria Estadual de Planejamento (Seplag) para preencher 721 vagas, conforme informou o comandante-geral – a distribuição não foi informada. Já as demais deverão ser liberadas ao longo do prazo de validade do concurso.

A Assessoria de Imprensa da Seplag não confirmou a informação , limitando-se a informar, na última segunda-feira, dia 9, que o pedido de concurso para 1.060 vagas ainda aguarda análise da Comissão de Acompanhamento das Despesas de Pessoal (Coape). O cargo de soldado combatente requer o nível médio e carteira de habilitação na categoria “B”. A remuneração inicial é de R$2.526,80. Os futuros candidatos deverão ter menos de 51 anos, no ato da posse. O regime de contratação será o estatutário, garantindo a estabilidade empregatícia. Para quem pretende concorrer a soldado combatente, o diretor-geral de Pessoas dos Bombeiros, coronel Gilvan de Castro, já havia informado que o programa será o mesmo da seleção para motorista, realizada no ano passado. A única diferença é que não haverá Legislação de Trânsito.
O último concurso para guarda-vidas foi organizado pela FunRio, em 2008, para 300 vagas. Podiam participar os candidatos nascidos a partir de 1º fevereiro de 1984. Além disso, era necessário ter altura mínima de 1,60m (para ambos os sexos); ser brasileiro; estar em dia com as obrigações eleitorais e militares e possuir os documentos comprobatórios da escolaridade exigida para o cargo (ensino médio completo). Aqueles que desejam concorrer ao cargo de soldado combatente e guarda-vidas do CBMERJ já devem iniciar a preparação, e não esperar pelo edital, mesmo que só sejam cobradas apenas duas disciplinas, Português e Matemática.
 
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.
Enviado por Tópico